[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Ministra da Agricultura e Embaixador da Índia tratam de cooperação comercial

Postado por NEITEC em 28/Mai/2015


Países poderão firmar parceria para estudo na área de biotecnologia
A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu nesta quarta-feira (20) o embaixador da Índia no Brasil, Sunil Kumar Lal, para tratar de cooperação comercial entre os dois países.
Kátia Abreu afirmou que o Brasil é grato à Índia por ter compartilhado, no século passado, material genético que possibilitou a criação dos gados Gir e Nelore em solo brasileiro. “Hoje temos uma grande pecuária bovina devido à participação e à cooperação de vocês. Sempre seremos devedores por terem ajudado nossa pecuária a ser pujante”, disse a ministra a Lal.
De acordo com ela, o Brasil pretende se aproximar cada vez mais dos Brics (bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a fim de melhorar o desempenho comercial e harmonizar as normas sanitárias entre as cinco nações.
Durante a reunião, o embaixador e a ministra deram início às conversas sobre uma parceria entre a Embrapa e institutos de pesquisa indianos para estudo em conjunto sobre biotecnologia. A iniciativa foi elogiada pelo embaixador, que informou que transmitirá a intenção do Brasil ao Ministério da Agricultura daquele país.
“O conhecimento não pode ter fronteiras. Temos todo interesse em dividir conhecimento e tecnologia da nossa Embrapa, que nos enche de orgulho. Queremos cooperar com as nações e absorver as coisas boas dos outros países”, disse Kátia Abreu. “Ficamos muito felizes em ouvir isso”, respondeu Sunil Kumar Lal.
O embaixador e a ministra trataram também da possibilidade de se ampliar o acordo de preferência tarifária entre os dois países. Atualmente, apenas o couro possui tarifa zero para importação pelo Brasil.
O embaixador ainda convidou Kátia Abreu a visitar a Índia este ano para se reunir com o ministro da Agricultura daquele país. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, também participou da reunião.

Fonte: Export News / Brazilian Pharma Solutions

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_