[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Portal Brasileiro de Comércio Exterior beneficiará a internacionalização de PMEs

O novo Portal Brasileiro de Comércio Exterior (www.comexbrasil.gov.br) da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) foi lançado no último dia 18, durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex). De forma inovadora, a nova plataforma virtual integra informações comerciais, administrativas e legais sobre comércio exterior.

A ferramenta foi desenvolvida por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PaiiPME), executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O projeto é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e União Europeia para a inserção competitiva das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras no mercado europeu.

O Portal Brasileiro de Comércio Exterior disponibiliza serviços online de atendimento ao público sobre comércio exterior, o “Comex Responde”. Trata-se de um canal virtual para recepção, tratamentos e respostas a questões ou dúvidas formuladas pelos usuários do portal.

A ferramenta traz informações e serviços que visam, principalmente, à inclusão das micro, pequenas e médias empresas no mercado internacional. O seu conteúdo é composto por mais de mil links de sites do Brasil e do exterior, organizados por assuntos, de forma a facilitar a pesquisa e disponibilizar grande diversidade de informações relacionadas ao comércio internacional”, diz a diretora do PaiiPME, Patricia Vicentini.

A experiência do Portal do Exportador (www.portaldoexportador.gov.br) serviu de base para a elaboração do Portal Brasileiro de Comércio Exterior, que aborda temas diversos, como normas e procedimentos de exportação e importação, acordos comerciais, logística de comércio exterior e financiamento. Futuramente, a ferramenta contará, ainda, com versões em espanhol e inglês.

Esse trabalho trouxe melhorias significativas para a publicação e manutenção de conteúdos, formação de inteligência de dados e enriquecimento da navegabilidade do site em tempo real”, afirma Patrícia. Ela destaca, ainda, que o novo portal traz uma área específica para a União Europeia, que oferece informações às empresas interessadas em efetuar negócios com o bloco.

Mais sobre o PaiiPME

O PaiiPME contou com um orçamento de 44 milhões de euros (metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Europeia e metade proveniente de fundos brasileiros). O Mdic, órgão brasileiro beneficiário dos recursos europeus destinados ao projeto, delegou à ABDI a responsabilidade de executar as atividades de implementação e gestão da iniciativa, que já beneficiou mais de 2.500 PMEs, com ações de assistência técnica, formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, intercâmbio entre instituições homólogas, capacitação empresarial e realização de estudos.

Fonte:Protec.org.br – http://bit.ly/qcbJPn
ABDI com informações do Mdic – 24/08/2011

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_