[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

BioAmber fecha acordo para venda de bioBDO nos próximos 15 anos

Postado por NEITEC em 04/Fev/2014


BioAmber anunciou que planeja construir uma planta com capacidade de 100 mil toneladas/ano de 1,4-butanodiol derivado de fonte renovável (bioBDO), na América do Norte, para 2017. A empresa assinou um contrato com Vinmar Internacional para a compra de 100% do seu bioBDO produzido na nova fábrica por 15 anos. Vinmar também planeja investir na planta, tendo uma participação acionária minoritária de pelo menos 10%. Como parte do acordo, Vinmar também tem direito de preferência para investir e garantir 100% da produção de uma segunda planta de BDO que BioAmber poderá construir no futuro.

O 1,4-butanodiol (BDO) é uma substância utilizada em uma ampla gama de produtos, incluindo plásticos de engenharia para a indústria automotiva, poliuretanos e plásticos biodegradáveis. O atual mercado global do BDO é de aproximadamente US$ 4 bilhões. BioAmber produz o BDO combinando sua tecnologia de ácido succínico com uma tecnologia de catalisador licenciado pela DuPont. Segundo a empresa, seu BDO derivado de fonte renovável tem custo competitivo em relação ao BDO derivado de fonte fóssil. Vinmar acredita que a parceria com a BioAmber vai oferecer aos seus clientes preços competitivos de BDO.

Segundo o contrato, Vinmar será obrigada a comprar 100% do bioBDO produzido por 15 anos e a BioAmber será obrigado a vender exclusivamente para Vinmar. O modelo de negócio da Vinmar é assinar contratos com obrigação de aquisição, take-or-pay, de longo prazo, onde a empresa adquire a produção de uma planta e vende o produto no mercado, otimizando a logística e marketing globais em seu amplo portfólio de produtos químicos. Vinmar tem um histórico de venda de grandes volumes de BDO adquirindos da Sipchem entre 2005 e 2013, produzidos em sua planta de 75 mil toneladas/ano na Arábia Saudita.

Vinmar International é uma empresa privada de marketing, distribuição e desenvolvimento de projetos, com sede em Houston, Texas. Vinmar alcançou vendas superiores a 3 milhões de toneladas de produtos petroquímicos, polímeros e elastômeros, gerando uma receita de mais de US$ 4 bilhões, em 2012. A empresa faz parte do Grupo Goradia, que também inclui Goradia Capital, que adquire e opera plantas químicas e tem participação em projetos de base petroquímica.

BioAmber ainda planeja produzir 4 mil toneladas/ano de bioBDO em uma instalação nos EUA, em 2015. A instalação irá converter ácido succínico de fonte renovável produzidos em uma planta que está em construção em Sarnia, Canadá. Vinmar também se comprometeu a comprar 100% do BDO produzido nesta instalação.

Fonte: MAXIQUIM – www.maxiquim.com.br

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_