[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Evonik investe em Biolubrificantes

A Evonik anunciou ter feito um investimento de capital na Biosynthetic Technologies, especialista de lubrificantes de origem vegetal, com sede em Irvine, na Califórnia, Estados Unidos. A Biosynthetic Technologies desenvolveu e fabrica uma nova classe de óleos sintéticos de origem vegetal chamados “estolides”, que são usados principalmente no óleo de motores de carros e setores industriais de lubrificantes.

Além da Evonik, a BP Ventures também participou como um segundo investidor estratégico nessa rodada de financiamento com foco no crescimento. A BP Ventures assim como a Monsanto Company já investiram em rodadas de financiamento anteriores.

Segundo o Dr. Bernhard Mohr, chefe da Evonik Venture Capital, a Biosynthetic Technologies está guiando o caminho para lubrificantes sustentáveis de alta qualidade. Em vista do grande mercado automotivo e da grande tendência para a sustentabilidade e economia de combustíveis, ele afirma que esse seria um mercado crescente com a forte opção para o negócio de aditivos de óleos da Evonik.

O CEO da Biosynthetic Technologies, Allen Barbieri, afirmou que estão contentes que a Evonik tenha se juntado a eles como investidora estratégica, isso que além do investimento de capital, a Evonik também traz também expertise a nível mundial em produção, P&D e marketing e vendas, os quais irão acelerar o processo de comercialização.

A Evonik é líder no desenvolvimento de tecnologias para a produção de aditivos para lubrificantes, com aditivos de alta performance aumentando tanto a produtividade quanto a eficiência dos combustíveis.

A Biosynthetic Technologies desenvolveu uma nova classe de óleos sintéticos de origem vegetal feitos de ácidos graxos orgânicos encontrados em óleos de plantas e com numerosos usos nas indústrias de lubrificantes, químicos e cosméticos. Os óleos são biodegradáveis, atóxicos e não se acumulam na vida marinha. Os lubrificantes da Biosynthetic Technologies estão sendo testados atualmente e certificados por várias dos maiores fabricantes de lubrificantes no mundo que pretendem os utilizar como componentes em suas linhas, novas ou já existentes, de óleos para motores e lubrificantes industriais.

Dentro dessas atividades de capital de risco, a Evonik planeja investir um total de 100 milhões de euros em “start-ups” altamente promissoras com tecnologias inovadoras, conduzindo os fundos de capital de risco especializados. Esses investimentos focarão na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. A parceria com “start-ups” inovadoras complementa a iniciativa da Evonik pela inovação aberta e cria excelentes oportunidades para acelerar o desenvolvimento de novos negócios e a criação de campos que possam crescer no futuro.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_