[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Resina reciclada desodorizada ganha mercado

Recicladores de plásticos pós-consumo geralmente têm que lidar com materiais que contêm substâncias que podem causar cheiro indesejado na resina reciclada, impossibilitando o uso em algumas aplicações. A empresa de reciclagem de plásticos Envision Plastics, uma divisão da Consolidated Container Co., informou que produziu mais de 2 mil toneladas de uma linha de polietileno reciclado e desodorizado.

A resina pós-consumo é desodorizada através de um processo patenteado, de propriedade da Envision. O processo reduz o odor da resina reciclada pós-consumo a um nível tal que a resina obtida pode ser utilizada em uma variedade de aplicações sensíveis ao cheiro característico das resinas recicladas pós-consumo.

A resina reciclada desodorizada está disponível em aplicações de cor natural e mista e pode ser combinada com outras matérias-primas. A Envision afirma que a qualidade do produto permite que ele seja utilizado em uma variedade de aplicações não alimentares, em que a sensibilidade ao cheiro característico da resina reciclada é um problema, tais como produtos de higiene pessoal.

A empresa informou que tem notado uma crescente demanda pela resina reciclada desodorizada, principalmente porque a resina não exige que seus clientes façam qualquer adaptação em seus equipamentos atuais.

Um exemplo dessa tendência foi exibido pela empresa Starlinger, fornecedor mundial de máquinas para reciclagem de plástico, que apresentou na feira K2016 uma tecnologia que reduz o cheiro durante e após a reciclagem. O processo de redução do odor consiste em três etapas: preparação do material no alimentador, desgaseificação e uma unidade de extração de cheiro, que resulta no granulado final. Segundo a Starlinger, o método funciona sem aditivos, resultando em uma resina de excelente qualidade.

 

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_