[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Solazyme Bunge Óleos Renováveis inicia produção comercial no Brasil

Postado por NEITEC em 12/Jun/2014


Solazyme, uma empresa de óleos renováveis e bioprodutos, anunciou que sua joint venture com a Bunge Global Innovation, uma subsidiária integral da Bunge Limited, empresa global de alimentos e agronegócio, obteve sucesso com o início da primeira produção comercial em grande escala, que inclui os tanques de fermentação de 625 mil litros da planta da Solazyme Bunge Óleos Renováveis no Brasil. Foram fabricados o óleo renovável e o lubrificante encapsulado Encapso™.

A produção deverá atingir a capacidade nominal dentro dos próximos 12 a 18 meses. Assim, Solazyme possui em operação três instalações de grande escala, incluindo a planta com capacidade de produção de 2 mil toneladas/ano em Peoria, cidade localizada no Estado americano de Illinois; as 20 mil toneladas/ano da unidade de Clinton/Galva, em Iowa e a capacidade de produção de 100 mil toneladas/ano na unidade no Brasil. O início da produção na planta da Solazyme Bunge Óleos Renováveis é um marco importante para esta JV.

Os óleos da Solazyme podem se adequar à demanda dos clientes. A planta da JV Solazyme Bunge Produtos Renováveis utiliza a tecnologia de produção de óleos customizados da Solazyme, aliada à capacidade de produção e processamento de cana da Bunge, para produzir óleos triglicérides customizados, utilizados em aplicações industriais no mercado doméstico brasileiro.

O lubrificante Encapso™ também produzido é um lubrificante encapsulado biodegradável, utilizado como aditivo de fluídos de perfuração, que foi projetado pela Solazyme para ajudar a atender às crescentes demandas de desempenho e necessidades ambientais da indústria de energia.

Solazyme ainda anunciou em maio, em parceria com a Unilever, a utilização de óleos sustentáveis em uma das maiores marcas de sabonetes da Unilever, a Lux. O óleo utilizado pela Unilever é produzido através de um processo de fermentação para a produção de óleos de elevada pureza e rendimento. A decisão de usar óleos sustentáveis em seus produtos é parte do compromisso da Unilever de utilizar somente matérias-primas derivadas de fontes sustentáveis até 2020.

O trabalho de colaboração da Unilever e Solazyme durante cinco anos resultou em um acordo de fornecimento do óleo desenvolvido pela parceria, com um volume inicial de pelo menos 10 mil toneladas. A maior parte do óleo para os produtos da Unilever será produzido na nova fábrica de óleos renováveis da Solazyme no Brasil.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_