[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Tesoro Corporation fecha aquisição de Virent

A companhia de petróleo americana Tesoro Corporation anunciou que irá adquirir a empresa de biocombustíveis americana Virent, para apoiar o desenvolvimento de tecnologia para produção de biocombustíveis em escala comercial.

A estratégia de combustíveis renováveis da Tesoro é promover o desenvolvimento de um combustível de alta qualidade, baixo teor de carbono, derivado de matérias-primas renováveis e que pode ser processado em refinarias já existentes e utilizado perfeitamente como os combustíveis tradicionais. Tesoro acredita que é importante para comercializar novas tecnologias que atendam às expectativas das partes interessadas e cumpram os requisitos regulamentares através da produção de combustíveis renováveis que não comprometam a qualidade do produto.

A tecnologia BioForming da Virent pode converter açúcar e biomassa em blendstocks e combustíveis renováveis, totalmente compatíveis com a infraestrutura de combustível existente e que podem ser utilizadas nos veículos atuais. Também pode produzir
aromáticos que podem ser utilizados para produção de produtos químicos renováveis, principalmente o paraxileno, uma matéria-prima chave para produção de poliéster de origem renovável.

Com a aquisição, a Tesoro pretende acelerar a comercialização das tecnologias da Virent e se posicionar no futuro como fornecedora de produtos sustentáveis em conformidade regulatória com o padrão de combustível renovável da Califórnia. Tesoro pretende fornecer recursos e apoiar o desenvolvimento para o aumento da escala de produção e comercialização da tecnologia, mantendo a cultura inovadora da Virent.

A Tesoro irá operar as instalações da Virent, localizadas em Madison, Wisconsin, como uma subsidiária integral. O acordo de aquisição inclui colaboração, todas as licenças, o portfólio de propriedade intelectual, instalações e planta piloto e de demonstração. A Tesoro pretende dar continuidade às parcerias de negócio existentes da Virent. A transação deverá ser concluída até o final de setembro. As companhias não revelaram os valores da transação.

A Tesoro, através de suas subsidiárias, opera sete refinarias nos Estados Unidos, com uma capacidade combinada de mais de 895 mil barris/dia. Ele também possui um sistema de negócios de logística e marketing de varejo.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_