[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Tetra Pak utiliza PEBD verde em todas as embalagens produzidas no Brasil

Tetra Pak, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos, com sede na Suécia, anunciou que todas as embalagens produzidas no Brasil estão utilizando o PEBD derivado de fonte renovável nas camadas protetoras.

Combinado ao papel, o uso do PEBD verde, feito a partir da cana, aumenta o teor de materiais derivados de fontes renováveis para até 82% em uma embalagem Tetra Pak de 1 litro, a faixa de volume médio das embalagens mais vendidas no mundo para bebidas.

Em fevereiro Coca-Cola Brasil foi a primeira empresa a utilizar as novas embalagens em seus sucos Del Valle, que anteriormente eram vendidos em embalagens tradicionais. Após o sucesso da embalagem, o fornecimento será estendido para todos os mais de 150 clientes da Tetra Pak Brasil, um total de mais de 13 bilhões de embalagens cartonadas por ano, utilizando o PE verde. A Tetra Pak inicialmente priorizou o mercado brasileiro, mas pretende ampliar a oferta para outros mercados no futuro.

Tetra Pak é a primeira empresa do setor no mundo a utilizar biopolímeros em embalagens cartonadas. A meta é desenvolver uma embalagem 100% renovável, a média atual é de 70%. A empresa acredita que mais do que uma solução inovadora, o uso do PE verde oferece aos consumidores uma alternativa de embalagem sustentável. Assim, a Tetra Pak aposta no futuro da indústria de embalagens e enfrenta o desafio global de uma crescente escassez de matérias-primas de fontes fósseis. Segundo o setor de Estratégia de Negócios da Tetra Pak, o objetivo da empresa com este lançamento é fornecer aos clientes e consumidores inovações que agreguem valor com custo competitivo, funcionalidade e desempenho ambiental.

Produzido pela Braskem, uma das maiores produtoras de biopolímero do mundo, o PEBD verde utilizada nas embalagens da Tetra Pak tem as mesmas propriedades físicas e químicas do PEBD tradicional. A Braskem também apresenta ao mercado inovações em embalagens e soluções sustentáveis para atender as necessidades dos clientes. Uma das possibilidades de aplicação do Plástico Verde I’m greenT é a utilização em rolhas sintéticas para vinhos, como a Select® Bio da empresa Nomacorc. A utilização do PE verde produzido a partir do etanol da cana oferece rolhas neutras em carbono, garantindo a qualidade dos vinhos, além de ser uma embalagem mais sustentável.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_