[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Suzana Borschiver

Bacharel em Engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre e PhD na área de Gestão e Inovação Tecnológica, possui dois Pós-doutorados, ambos na área de engenharia, na modalidade empresarial, em parceria com a Oxiteno S/A Indústria e Comércio-Mauá, com a Escola de Química da UFRJ e com a Braskem.

Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos (NEITEC – www.neitec.com), da UFRJ; professora da graduação e do programa de Mestrado da UFRJ; professora e coordenadora da disciplina Prospecção Tecnológica no PROFNIT® (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação); membro da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), da Comissão de Petroquímica do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ); coordenadora do curso de extensão de Engenharia Química e especialização em Gestão Empresarial para a Indústria Química (EQ/UFRJ e ABIQUIM).

Exerce, ainda, a atividade de pesquisadora dos grupos de pesquisa de Gestão do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de Prospecção em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e perita de projetos coordenados pela FINEP, pelo Pensa Rio (FAPERJ), pela Fábrica Carioca De Catalisadores e pelo SENAI e foi professora visitante da Universidade do Porto, Portugal.

Atua como especialista na elaboração de mapas do conhecimento, Roadmaps tecnológicos, prospecção tecnológica, estudos de cadeias produtivas e em comércio exterior, com ênfase nas áreas de gestão e inovação e organização e estudos industriais. Sua especialidade é gerir informações da área tecnológica utilizando ferramentas altamente especializadas.

 

Currículo Lattes
E-Mail de Contato

ResearchGate
Somos UFRJ

Entrevista

1- Como e quando tudo começou?

Sempre me interessei por ciências exatas, como física, química e matemática, além de ter um perfil curioso e investigativo em relação a tudo de novo que ocorria com a Ciência, de maneira geral. Além disso, sempre gostei e gosto de dar aulas. Entendo que essa troca que existe entre o professor e o aluno é muito rica e da minha parte, estou sempre aprendendo com eles. Desse modo, logo após me formar em Engenharia Química, em 1985, fiz o curso de Licenciatura em Química e durante muitos anos, antes de entrar na Universidade como professora, dei aulas no ensino médio e em curso de pré- vestibular, sempre de Química. Mais tarde fiz o mestrado, doutorado e pós doutorado, todos com foco na área de Gestão e Inovação Tecnológica, área que dentro da engenharia química só existe na Escola de Química da UFRJ. Entendo que é extremamente importante o entendimento do Impacto da Química com a economia.

2- Por que fez essa escolha profissional?

Escolhi a carreira de Engenharia Química e posteriormente com foco na área de Gestão e Inovação Tecnológica, área em que atuo a mais de 15 anos, por entender a importância da tecnologia, uma vez bem aplicada, para o bem estar das pessoas e para o desenvolvimento das nações.

3- Quais são suas atividades profissionais atualmente? Gostaria de destacar alguma do passado?

Atualmente sou professora associada da Escola de Química da UFRJ, onde leciono na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado Acadêmico, Mestrado Profissional em Petroquímica e Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental). Coordeno a Pós-graduação Latu sensu da ABIQUIM com a UFRJ, sou vice-presidente da ABEQ e tenho vários projetos com empresas e institutos de pesquisas. Gosto muito dessa interação universidade-empresa. Minha área de atuação é, dentro da gestão e inovação tecnológica, o estudo da prospecção tecnológica, cadeias produtivas, roadmaps, química verde, comércio exterior e janelas de oportunidades. Sou coordenadora do NEITEC (Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos da EQ/UFRJ), atualmente tenho diversos orientados de mestrado e doutorado, das mais diversas instituições, como Petrobras, Inmetro, Fiocruz, INT, Braskem…produzindo teses nessas diversas linhas de pesquisa.

4- Se pudesse escolher uma descoberta da Química para ter realizado, qual seria?

Gostaria de ter descoberto, dentro da área farmacêutica, curas para certos tipos de câncer. Acho que, apesar de termos avançado bastante em relação a isso, ainda observamos um índice grande de morte e pior, sofrimento das pessoas que padecem desse mal.

5- Alguma sugestão para os novos profissionais e estudantes?

Acho que o novo profissional deve ter muita garra e determinação, e com muito drive para aprender. A postura profissional deve ser baseada em ética e determinação. O novo profissional deve ter ações pró-ativas, acho que isso faz a diferença no mercado competitivo que nós encontramos, claro, além do conhecimento, línguas…

REDES SOCIAIS_