[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

ENTREVISTA: Suzana Borschiver

1- Como e quando tudo começou?

Sempre me interessei por ciências exatas, como física, química e matemática, além de ter um perfil curioso e investigativo em relação a tudo de novo que ocorria com a Ciência, de maneira geral. Além disso, sempre gostei e gosto de dar aulas. Entendo que essa troca que existe entre o professor e o aluno é muito rica e da minha parte, estou sempre aprendendo com eles. Desse modo, logo após me formar em Engenharia Química, em 1985, fiz o curso de Licenciatura em Química e durante muitos anos, antes de entrar na Universidade como professora, dei aulas no ensino médio e em curso de pré- vestibular, sempre de Química. Mais tarde fiz o mestrado, doutorado e pós doutorado, todos com foco na área de Gestão e Inovação Tecnológica, área que dentro da engenharia química só existe na Escola de Química da UFRJ. Entendo que é extremamente importante o entendimento do Impacto da Química com a economia.

2- Por que fez essa escolha profissional?

Escolhi a carreira de Engenharia Química e posteriormente com foco na área de Gestão e Inovação Tecnológica, área em que atuo a mais de 15 anos, por entender a importância da tecnologia, uma vez bem aplicada, para o bem estar das pessoas e para o desenvolvimento das nações.

3- Quais são suas atividades profissionais atualmente? Gostaria de destacar alguma do passado?

Atualmente sou professora associada da Escola de Química da UFRJ, onde leciono na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado Acadêmico, Mestrado Profissional em Petroquímica e Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental). Coordeno a Pós-graduação Latu sensu da ABIQUIM com a UFRJ, sou vice-presidente da ABEQ e tenho vários projetos com empresas e institutos de pesquisas. Gosto muito dessa interação universidade-empresa. Minha área de atuação é, dentro da gestão e inovação tecnológica, o estudo da prospecção tecnológica, cadeias produtivas, roadmaps, química verde, comércio exterior e janelas de oportunidades. Sou coordenadora do NEITEC (Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos da EQ/UFRJ), atualmente tenho diversos orientados de mestrado e doutorado, das mais diversas instituições, como Petrobras, Inmetro, Fiocruz, INT, Braskem…produzindo teses nessas diversas linhas de pesquisa.

4- Se pudesse escolher uma descoberta da Química para ter realizado, qual seria?

Gostaria de ter descoberto, dentro da área farmacêutica, curas para certos tipos de câncer. Acho que, apesar de termos avançado bastante em relação a isso, ainda observamos um índice grande de morte e pior, sofrimento das pessoas que padecem desse mal.

5- Alguma sugestão para os novos profissionais e estudantes?

Acho que o novo profissional deve ter muita garra e determinação, e com muito drive para aprender. A postura profissional deve ser baseada em ética e determinação. O novo profissional deve ter ações pró-ativas, acho que isso faz a diferença no mercado competitivo que nós encontramos, claro, além do conhecimento, línguas…

 

ENDEREÇO PROFISSIONAL

Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Escola de Química
Ilha do Fundão
21949-900 – Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Telefone: (021) 2562-7582

Engenharia Química, UERJ-1985, – Licenciatura em Química, UERJ- 1988, Mestrado em Engenharia Química, UFRJ,1997 e Doutorado em Engenharia Química, UFRJ – 2002, sempre na área de Gestão e Inovação Tecnológica. Em 2006 finalizou o projeto de pós-doutorado empresarial com a Oxiteno, intitulado Indicadores de PD&E para uma empresa química. Atualmente é professora Associada da EQ da UFRJ e coordenadora do NEITEC (Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos www.neitec.com). Atua na graduação e na pós-graduação como membro permanente da Pós-Graduação em Tecnologia em processos químicos e Bioquímicos, no Mestrado Profissional em Petroquímica e no Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, com a Escola Politécnica/UFRJ. Participou, em 2007, como membro permanente do MINTER realizado pela EQ/UFRJ e a UNIMINAS em Uberlândia e como professora convidada no Doutorado em Gestão em Biotecnologica, na UFAM, Manaus. Membro da Comissão de Tecnologia da ABIQUIM, da Comissão de Petroquímica do IBP e atualmente está como Vice-Presidente Nacional da ABEQ. Tem experiência na área de Gestão e Inovação Tecnológica, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e informação tecnológica, estudos de cadeias produtivas, prospecção tecnológica, (com utilização de software de base de dados como PAJEK e MANGROVE) comércio exterior e roadmapping. Coordenadora Técnica e Perita em Diversos Projetos como o Projeto da UE; Redes de Centros Tecnológicos e Apoio às Pequenas e Médias Empresas Brasileiras, coordenado pela FINEP em 2006. Participa de diversos projetos de pesquisa, como Prioridade e Pensa Rio, da FAPERJ, direcionados para oportunidade de produção de biocombustível e bioprodutos, através das microalgas. Realizou em 2009 um estágio DOCENTE (Programa EBW- Euro Brazilian Windows) de 3 meses na Universidade do Porto, Portugal, no departamento de Engenharia Industrial e Gestão, onde ministrou cursos de Prospecção Tecnológica no INESC-PORTO). Em 2009 coordenou 2 projetos de Prospecção Tecnológica e Roadmap, respectivamente com a FCC (Fábrica Carioca de Catalisadores), na área de catalisadores industriais e com o SENAI, na área de Automação Industrial. Coordenadora dos I e II Workshop sobre Inovação e Sustentabilidade na Indústria Química Brasileira (2009 e 2010), de curso de extensão da EQ e do curso de especialização GETIQ (Gestão Empresarial para a Indústria Química (EQ/UFRJ e ABIQUIM). Recentemente participou da coordenação técnica de um estudo de prospecção tecnológica sobre Janelas de Oportunidades para a Indústria Sucroquímica e Alcoquímica Brasileira.

 

Fonte: 2011 – Ano Internacional da Química – www.quimica2011.org.br

REDES SOCIAIS_