[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

BASF avalia investimentos para expansão de produção de polímeros superabsorventes

A companhia alemã BASF pretende aumentar sua posição de liderança na produção de polímeros superabsorventes (SAP) para a indústria global de higiene com uma nova tecnologia. Essa inovação permite o fornecimento de polímeros superabsorventes com propriedades únicas e uma avançada performance inovadora que agregará um significativo valor adicional para os consumidores.
Segundo Michael Heinz, membro do conselho de diretores executivos da BASF, essa nova tecnologia oferece um mercado potencial significativo e estão avaliando possíveis investimentos nessa nova tecnologia tanto nos locais já existentes de produção quanto em novos. Ele declara que a BASF ira se expandir em economias emergentes para atender á demanda dos consumidores, assim como a nova tecnologia garante uma perfeita plataforma de crescimento.

Deve-se lembrar do Complexo Acrílico da BASF, que está sendo instalado no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, e que contará com 3 fábricas responsáveis pela produção em escala global de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes. Não somente isso, esse Complexo Acrílico se destaca por ser a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América do Sul. Ele está em construção desde 2011 com previsão de começo das atividades para o quarto trimestre de 2014, com 230 empregos diretos e 600 indiretos. O Complexo fornecerá matérias-primas principalmente para as indústrias de tintas, químicos para a construção, adesivos, fraldas descartáveis e tecidos.

Os polímeros superabsorventes caracterizam-se por altas capacidades de absorção e garantem outra funcionalidade chave, de modo que eles possam ser usados em variadas aplicações tanto em necessidades básicas do dia-a-dia quanto em fraldas para bebe ou geriátricas e produtos da higiene feminina.

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_