[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Bayer fechará planta de MDI no Brasil

O grupo alemão Bayer anunciou o fim de sua linha de produção dos produtos da MaterialScience em Belford Roxo, no Rio de Janeiro (uma das três unidades pertencentes à empresa neste parque industrial). O encerramento da produção local está planejado para Julho de 2015 e o processo de fechamento deverá ser concluído em 2017.

A decisão da companhia segue uma estratégia global de concentrar as suas unidades de produção e otimizá-las de uma forma mais competitiva. O grupo continuará a operar as linhas de produção da Bayer CropScience e Bayer HealthCare e os investimentos futuros no país serão focados nesses dois segmentos. A Bayer acrescentou que análises internas mostram que é muito caro produzir esses produtos em Belford Roxo em comparação com outros sites e que a decisão foi influenciada pela situação econômica do país.

A unidade é responsável pela produção de 55 mil toneladas/ano de MDI (difenilmetano diisocianato), um dos componentes para formulação do poliuretano, sendo a única fábrica deste material pertencente à Bayer na América Latina. Além disso, deixarão de serem produzidas 15.000 toneladas/ano de polióis e poliéteres e uma pequena unidade de matérias-primas para a indústria de revestimento irá fechar também.

Cerca de 320 dos 2.300 funcionários diretos da Bayer no complexo de Belford Roxo serão afetados pelo fechamento da unidade. A companhia informou que tentará antecipar a aposentadoria de alguns funcionários e transferir outras divisões da própria empresa, como a CropScience e a HealthCare.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_