[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Clariant deve assumir o controle de 100% da CBB

A Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, anunciou a compra dos 50% restantes das ações da Companhia Brasileira de Bentonita (CBB) pertencente ao grupo Geosol especializado em serviços de exploração mineral.

A compra responde à estratégia do grupo suíço de aproveitar as oportunidades de crescimento rentáveis nos países emergentes. Com isso, a Clariant garante o seu acesso às reservas de argila crua por uma significativa expansão de seus negócios bentonita. Os detalhes da operação não foram divulgados e devem ainda ser aprovados pelos órgãos reguladores.

A CBB opera o mais moderno parque industrial para produção de bentonita sódica ativada da América Latina com capacidade instalada para produção de 100.000 ton/ano Vitória da Conquista, Bahia. Além disso, está à frente de uma grande mina de bentonita em Jacareí, São Paulo.

A bentonita possui cerca de 140 usos industriais, tendendo aumentar o seu consumo nos países em desenvolvimento; entre os principais: argilas para fluido de perfuração, pelotização de minério de ferro e fundição.

Segundo o CEO da Clariant, Hariolf Kottmann, o controle total da CBB oferece um excelente acesso aos mercados com grande potencial para negócios da empresa já existentes bem como para inovações futuras como na agricultura ou aditivos alimentares.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_