[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

DAK Americas expande seus negócios na Argentina com aquisição da Cabelma PET

DAK Americas Argentina SA (DAK), produtora de resinas PET na Argentina, anunciou a aquisição da Cabelma PET SA, uma operação de reciclagem de garrafas PET localizada em Buenos Aires, Argentina, que produz matérias-primas recicladas de grau alimentício a partir de garrafas PET. Os termos e condições da aquisição não foram divulgados; a aquisição ainda está sujeito a uma revisão pós- fechamento pelas autoridades da Argentina.
A facilidade recicla atualmente mais de 16 mil toneladas/ano de resíduos de garrafas PET, o que deve aumentar significativamente a sustentabilidade da linha de produtos da DAK, bem como, ajudar os clientes a otimizar seus processos. Cerca de 100 funcionários das operações de reciclagem Cabelma PET fazem parte da aquisição, mas a Cabelma SA, fabricante de caixas de plástico, não está inclusa.
DAK produz atualmente mais de 190 mil toneladas/ano de resina PET virgem em sua fábrica em Zarate, na Argentina, e planeja integrar o material reciclado pós-consumo seu processo de fabricação. Os novos produtos serão comercializados como uma solução única, com a marca Laser + da DAK. Segundo a empresa, a capacidade de incorporar material de PET reciclado diretamente em suas operações beneficia seus clientes nas indústrias de engarrafamento e embalagem através do fornecimento de um pellet com um teor de reciclagem especificado, eliminando a necessidade dos clientes de estabelecer processos de alimentação duplicadas e processos de mistura para acomodar materiais reciclados em suas respectivas linhas de produtos.
DAK Americas Argentina SA ainda informou que a aquisição não só tem um enorme impacto em termos de sustentabilidade do produto, como também vai melhorar muito a balança comercial, permitindo a empresa substituir importações, estabelecendo um fluxo de matéria-prima diretamente da Argentina.
DAK Americas Argentina é integralmente detida pela Alpek, S. AB de C.V. de Monterrey México e faz parte da DAK Americas, que é composta por cinco unidades de negócios: resina PET, fibras de poliésteres (PSF), monômeros e intermediários (TPA/PTA), polímeros especiais e PET renovável. A empresa, um dos maiores produtores integrados de resinas PET do mundo, tem instalações de produção nos EUA localizadas em Charleston, SC; Fayetteville, Carolina do Norte; Columbia, SC; e Bay St. Louis, MS. As instalações de produção internacionais da DAK Americas estão localizadas em Cosoleacaque, México e Zarate, na Argentina.
DAK possui a Clear Path Recycling, uma JV com a Shaw Industries para produzir PET Reciclado (RPET) a partir de garrafas PET pós-consumo e contêineres. O RPET, por sua vez, é utilizado pela DAK e pela Shaw em seus produtos. Atualmente, Clear Path pode reciclar mais de 160 mil toneladas de garrafas PET por ano.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_