[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Palestra na Abiquim discute controle e destruição de armas químicas

Postado por NEITEC em 31/Jan/2014


Nesta quinta-feira, 30 de janeiro, a Abiquim, através da Comissão de Gerenciamento de Produto, promoveu uma palestra em função da crescente preocupação com os recentes acontecimentos envolvendo a utilização de armas químicas. O evento promoveu o encontro dos participantes com especialistas como Marcelo Kós Silveira Campos, diretor da Divisão de Inspeção na Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ/OPCW), Sérgio Antônio Frazão Araújo, coordenador-geral de Bens Sensíveis do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Autoridade Nacional para Armas Químicas da OPAQ/OPCW, e de Nicia Maria Mourão, gerente de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade da Abiquim e membro do Conselho Consultivo Científico da OPAQ/OPCW (SAB).

Marcelo Kós falou sobre a missão e a estrutura de trabalho da OPAC/OPCW, com ênfase na Divisão de Inspeção da Organização. Na opinião do diretor, nos próximos dois anos, aproximadamente, o trabalho de destruição de armas químicas estará praticamente finalizado. Portanto, o futuro da ação da OPAQ/OPCW passa pela indústria e o desafio é evitar que agentes não estatais tenham acesso a armas químicas com finalidades terroristas.

Sérgio Frazão discutiu a política nacional para controle de bens sensíveis na área química. De acordo com a autoridade, o sistema de Controle Brasileiro para Transferência de Bens Sensíveis tem um sólido aparato institucional e legal, é eficiente e continuamente reforçado e aprimorado.

Com um olhar mais para o futuro da OPAQ/OPCW, Nicia Mourão observou que um dos desafios para os formadores de políticas na área de controle de armas químicas é a convergência entre a Química e a Biologia. Nicia também apresentou a agenda de trabalho do grupo de verificação do SAB e lançou uma proposta de agenda para o GT Armas Químicas da Abiquim, convidando os associados a participarem do grupo.

Para mais informações, acesse o site da OPAQ/OPCW e a página na internet sobre Controle de Bens Sensíveis, no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: ABIQUIM INFORMA – abiquim.org.br

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_