[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Sabic lança maior janela automotiva em plástico

A Saudi Basic Industries Corp. (Sabic) lançou a maior janela de policarbonato para o mercado automotivo. A janela é feita na China pela empresa Ningbo Shentong, usando o policarbonato transparente da Sabic de marca Lexan PC e uma liga de PC/ABS de marca Cycoloy.

Esta combinação de resinas atende as necessidades do projeto e as exigências de tolerância dimensional da grande janela traseira. Uma cobertura de silicone rígido protege a peça contra a abrasão e intempéries. A janela será utilizada em dois veículos, o novo Buick GL8 e o GL8 Avenir, para o mercado da China, considerada a maior indústria automobilística do mundo.

Os veículos são fabricados pela SAIC General Motors Corporation Limited (SGM), uma JV entre General Motors Company e a SAIC Motor Company. A empresa fabrica os automóveis da marca Chevrolet, Buick e Cadillac na China continental. SAIC-GM foi fundada em 1997 com 50% de investimento de cada parceiro e começou a montar o primeiro veículo do empreendimento, o Buick Regal, na China em 1999.

A SGM escolheu a fabricante Ningbo Shentong como fornecedor da peça por ser uma fabricante reconhecida em peças plásticas automotivas e que forneceu assistência de design e suporte técnico para o desenvolvimento do conceito da janela para a validação. Ningbo Shentong investiu em uma nova unidade de produção na cidade de Yuyao para vidros em PC. A instalação é a primeira linha de produção de PC em massa no país.

A nova janela diminui o peso da peça em 40% pois é 3 kg mais leve. É também significativamente mais resistente ao impacto do que uma janela de vidro convencional. A janela de PC também apresenta elementos de design que não podem ser alcançados com o vidro.

O estabelecimento da nova capacidade de fabricação de vidros em PC na China ocorre em um momento em que montadoras no país e em todo o mundo estão sob pressão para adotar tecnologias mais leves. Essas tecnologias podem ajudá-los a cumprir os padrões de emissão e economia de combustível dos veículos elétricos.

 

Fonte: MaxiQuim1

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_