[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Solvay investe em especialidades químicas na América Latina

De acordo com sua apresentação na FCE Cosmetique de 2014, em São Paulo, a Rhodia, do grupo Solvay, destacou que pretende crescer nos próximos anos no segmento de especialidades químicas na América Latina focando seus investimentos no mercado de produtos para Cuidados com Cabelos, o qual tem mostrado grande crescimento no Brasil.

A Rhodia contém em seu portfolio agentes condicionantes compostos por tensoativos catiônicos (CTAC, BTAC e BTMS) da marca Fentacare, os poliquaternários, as amidas e a goma guar, da marca Jaguar, e seus derivados. Agentes condicionantes são matérias-primas fundamentais para a formulação de xampus e condicionadores seguindo as tendências de mercado e a demanda dos consumidores.

Alexandre Dorrighello, Gerente de Home & Care na América Latina da Solvay Novecare, afirmou que as empresas de especialidades químicas estão oferecendo cada vez mais soluções customizadas para a indústria de formulação de xampus e condicionadores, visto que a expansão desse segmento de mercado tem se dado com entrada de novos consumidores e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Segundo ele, as empresas têm que ser dinâmicas, ágeis e criativas no desenvolvimento de novos ingredientes, permitindo que seus clientes possam oferecer um melhor produto de limpeza, condicionamento, tratamento e hidratação de todos os tipos de cabelo.

A Rhodia estaria apta e disposta a desenvolver as melhores soluções para os cuidados com os cabelos conjuntamente com seus clientes, de acordo com Dorriguello, contando inclusive com um moderno laboratório de aplicações instalado no centro de pesquisas da empresa, em Paulínia (SP).

A gama de produtos para cuidados com cabelos foi reforçada recentemente com a aquisição dos ativos industriais e portfolio para Home & Personal Care da ERCA Química no Brasil. Com um investimento da ordem de R$ 100 milhões, os ativos industriais da ERCA em Itatiba (SP), permitirão que a Rhodia mais do que dobre sua capacidade de produção de surfactantes e especialidades químicas no país, garantindo que a Rhodia possa atender às demandas do mercado de Home & Personal Care, Formulações Agro, Tintas e Revestimentos, Mineração e Petróleo e Gás. A diretora da Solvay Novecare na América Latina, Valdirene Licht, afirma que esse investimento consolidará a liderança dos negócios de Novecare em diversas plataformas tecnológicas, especialmente nos produtos quaternários, complementando as tecnologias de surfactantes e especialidades químicas.

Além disso, vale destacar que a Rhodia já iniciou no Brasil, entre seus fornecedores, a fase piloto de implantação do projeto Juntos pela Sustentabilidade (Together for Sustainability – TfS), cujo objetivo é fomentar as práticas de sustentabilidade na cadeia de fornecimento do setor químico, contando os aspectos ambientais e sociais. A iniciativa, de caráter mundial, conta com as indústrias químicas a AkzoNobel, BASF, Bayer, Clariant, Evonik Industries, Henkel, Lanxess, além da própria Solvay, e até agora já permitiu o início de cerca de 2.000 avaliações e auditorias com sucesso.

A Rhodia já começou os trabalhos com os seus 100 principais fornecedores. Segundo Nelson Costa Junior, diretor de compras e logística do grupo Solvay na América Latina, o objetivo final do “Together for Sustainability” é de, a partir de 2016, o estabelecimento de alguns padrões na cadeia de fornecimento, englobando todos os pilares da sustentabilidade, e assim permitir ganhos de longo prazo tanto para as empresas quanto para os fornecedores. Com o projeto, as empresas e os fornecedores envolvidos poderão disponibilizar seus recursos de forma mais eficiente e melhorar mutuamente os padrões de sustentabilidade na cadeia global de fornecimento da indústria química.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_