[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Toray aumenta unidade de produção de fibra de carbono nos EUA

A companhia Toray anunciou sua decisão de melhorar a unidade de produção de fibra de carbono TORAYCA® prepeg (lâmina de fibra de carbono pré-impregnado com resina) na sua subsidiária Toray Composites nos Estados Unidos. A empresa pretende introduzir uma unidade de alta performance indicada para produzir prepeg de alto valor agregado para aplicações no setor automotivo e de aviação. Espera-se o começo da produção nessa nova unidade em janeiro de 2016.

A Toray Composites America produz o TORAYCA® principalmente para aplicações aeroespaciais e automobilísticas no mercado americano e suas unidades atuais têm operado na capacidade máxima, acompanhando a taxa de montagem mensal do Boeing 787.

Essa melhoria da unidade de produção da Toray Composites se dá em resposta à decisão da Boeing em outubro de 2013 de aumentar sua taxa de montagem do 787 até 2016. O plano visa alcançar um fornecimento estável do TORAYCA® para as aeronaves 787 pela obtenção de uma qualificação da linha de produção pela Boeing.

Atualmente, o grupo Toray já está construindo uma segunda linha de produção na unidade de Ishikawa no Japão para a produção do TORAYCA® de alto valor agregado para aplicações como chassis de dispositivos de IT e painéis exteriores de automóveis (capô, teto,…), que requerem alta qualidade em estabilidade. A previsão de começo da produção é para fevereiro de 2015. Além disso, o grupo Toray enviou pela primeira vez em dezembro de 2013 o material para o Boeing 787 a partir da planta de Ishikawa, também como parte das medidas para melhorar a rede de abastecimento do prepeg Torayca e para seguir ativamente agregando mais valor aos produtos de suas 3 bases de produção, incluindo a planta de Ehime.

Com a expansão da unidade da Toray Composites America, a Toray não só será capaz de atender completamente a demanda pelo aumento da produção dos Boeing 787s mas também de fortalecer ainda mais a estabilidade da estrutura de fornecimento de prepeg para atender ao mercado de produtos com alto valor agregado, cuja demanda deve aumentar ainda mais no futuro.

Sob o corrente programa de gestão de médio prazo “Projetct AP-G 2013”, Toray está aproveitando plenamente o poder de química e impulsionando os projetos próprios do grupo de “Green Innovation Business Expansion (GR) Project”, que pretende contrubuir com a resolução dos problemas ambientais globais assim como as questões de energia e de recursos.

Materiais compósitos de fibra de carbono são materiais que não só promovem a economia de energia ao reduzir o peso dos automóveis e aviões , mas também são materiais avançados que contribuem para a propagação de novas energias por meio de seu uso em pás de moinhos de vento e vasos de pressão para armazenar e transportar gás de xisto, etc … Toray está planejando expandir ativamente o negócio de materiais compósitos de fibra de carbono no próximo programa de gestão em médio prazo, atualmente em análise, como um negócio que iria conduzir ao aumento do lucro para a empresa.

Fonte: MAXIQUIM – www.maxiquim.com.br

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_