[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

YPF e Shell fecham acordo para Vaca Muerta

Em um acordo preliminar entre a Shell e a YPF, petrolífera estatal argentina, a companhia holandesa deverá investir cerca de US$ 300 milhões na exploração de petróleo e gás no campo de Vaca Muerta. Um programa piloto operado pela Shell, mas com participações iguais entre ambas as companhias, será desenvolvido na região de Bajada de Añelo, apesar de ainda estar sujeito à aprovação de autoridades locais.

O programa piloto deverá se tornar um projeto completo de exploração caso seja bem-sucedido, e a homologação do acordo em definitivo deverá ocorrer dentro de um prazo de dois meses. Outras gigantes do setor como a Chevron, British Petroleum e Total AS também farão investimentos no país que devem somar os US$ 5 bilhões apenas neste ano; um valor que pode dobrar no futuro próximo.

Vaca Muerta localiza-se na Patagonia, é uma das maiores reservas de xisto do mundo e é a aposta da Argentina para reverter o déficit energético nacional e as importações de gás natural. Para isso, o governo de Mauricio Macri tem negociado com os sindicatos do setor em busca de maior flexibilização nos contratos, tendo em contrapartida aceitado subsidiar os preços do gás natural até 2020.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_