[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

76% das empresas do Brasil investirão em inovação em 2012

Cerca de 76% das 30 maiores empresas atuantes no Brasil pretendem investir em inovação em 2012. O dado é de um estudo realizado pela consultoria francesa Global Approach Consulting (GAC).

O levantamento também diz que 52% das empresas utilizam a Lei do Bem para os processos de inovação. Esta lei permite que as organizações obtenham incentivos fiscais automáticos quando realizam pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação, o que leva a uma economia de até 28%.

Já 64,7% das gigantes usam recursos de fundos setoriais como financiamento para produtos ou processos de inovação. Destas, 29,4% possuem uma área dentro da empresa para realizar esta função. Outros 70,6% afirmaram que, além de equipe própria, mantêm consultores para atingir a meta.

As companhias estudadas foram: Tim, Petrobrás, Vale,Walmart, Volkswagen, Fiat,Telefônica, Shell,Pão de Açúcar,Ambev, Vivo, Brasken,GM,Telemar, Oi,Carrefour,Souza Cruz,JBS,Arcellor Mittal,Refap (Alberto Pasqualini), Eletropaulo, Bunge, Usiminas, Cargill, AutoIndústria, Ford e CSN.

Fonte: Revista Exame

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_