[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Anpei lança novo comitê temático no Rio de Janeiro

A Anpei lançará, no dia 12 de fevereiro, no Rio de Janeiro, o Comitê Temático “Promoção da Relação entre Grandes e MPME’S como alavanca de inovação”. Coordenado por Rafael Clemente, este comitê deverá ter reuniões mensais, nas quais serão apresentados cases e analisadas as práticas na interação entre companhias de grande porte e as micro, pequenas e médias empresas (MPME’S).

O lançamento será no auditório do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Rua Paulo Emídio Barbosa, 485, Ilha Universitária, das 10h às 14h. O secretário executivo da Anpei, Naldo Dantas, fará a abertura. Clemente fará a palestra “Desafios na relação de grandes empresas e MPMEs para alavancar a inovação”. Haverá ainda uma discussão sobre o escopo e os objetivos do Comitê.

A proposta inicial é que o Comitê procure entender as diferentes relações entre grandes empresas e MPMEs no que tange a inovação, buscando a compreensão das diferentes realidades, identificando os principais gargalos, mecanismos e práticas de gestão que alavanquem esse tipo de relação. Também visa a discutir os diferentes papéis que uma MPME pode exercer na estratégia e no modelo de gestão da inovação de uma grande empresa.

Segundo Dantas, as reuniões ajudarão a identificar as principais demandas e desafios para a estratégia de inovação da grande empresa, o que poderá ser identificado como oportunidades e necessidades de inovação a serem atendidas pelas MPMEs.

Servirão, ainda, para discutir as experiências e os mecanismos de interação entre empresas de diferentes portes no que diz respeito à gestão da inovação e desenvolvimento conjunto, e para divulgar e disseminar a experiência das grandes empresas na transferência de tecnologia e inovação para as MPME’s.

O Comitê pretende mobilizar e integrar gestores de inovação, responsáveis pelas áreas investimento e de fomento, agentes do governo e organizações de financiamento, como fundos de investimentos e agências de fomento, em torno do tema.

Fonte: www.anpei.org.br

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_