[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Brasil fecha acordo de parceria com a Bulgária na área de ciência, tecnologia e inovação

Postado por NEITEC em 05/Fev/2016


A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira (1º), em Brasília (DF), o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, na primeira visita dele ao Brasil de caráter bilateral. Foi oferecido um almoço à autoridade europeia, que teve a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera. Durante a agenda, foram assinados acordos entre as duas nações, em diferentes áreas, entre elas ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

O memorando de entendimento assinado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Ministério da Educação e da Ciência da Bulgária prevê a aproximação entre as comunidades científicas das duas nações. A parceria envolve o programa Ciência sem Fronteiras e cooperação em pesquisa antártica.

“Já contamos com experiências concretas nessas áreas. A Bulgária participa do Ciência sem Fronteiras; na cooperação antártica, o Brasil presta apoio logístico e de manutenção à base búlgara de St. Kliment Ohridski”, destacou a presidenta Dilma.

Celso Pansera enfatizou a importância estratégica dos acordos assinados com o governo búlgaro. Além disso, uma equipe brasileira irá à Bulgária nos próximos meses para estreitar as relações entre os países.

“A União Europeia é um parceiro muito importante para o Brasil e a Bulgária é um ator de destaque nesse momento em que o país trabalha para fechar o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Esse é mais um capítulo dessa longa relação com a comunidade europeia. Em breve, uma equipe do Ministério vai à Bulgária para estreitar as relações com aquele país”, afirmou Pansera.

(MCTI)

Fonte: ANPEI

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_