[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Unidades Embrapii fecham nove contratos para desenvolver inovação industrial

Mais nove projetos de inovação foram contratados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), no valor total de R$ 13,3 milhões. Os acordos foram firmados entre empresas e seis Unidades Embrapii: Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais (CNPEM), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Fundação Centros de Referênciasem Tecnologias Inovadoras(Certi), Institutos Lactec, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e Senai-Cimatec.

Os investimentos no processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) serão divididos igualmente entre as Unidades Embrapii, o Governo Federal e os empresários. Entretanto, algumas empresas aplicam até 50% do valor previsto em contrato.

A Fundação Certi fechou acordo com a multinacional de produtos odontológicos Gnatus para P&D de um sistema inteligente de comercialização. Os Institutos Lactec vão desenvolver eletrônica embarcada para os caminhões da montadora sueca Volvo que atuam na área agrícola. Já o CNPEM desenvolve pesquisas na área de biomassa em parceria com a fabricante de bebida Brasil Kirin.

O CPqD terá dois projetos. Um deles é com a multinacional Padtec, que visa o desenvolvimento, suporte e evolução de tecnologias inovadoras de sistemas de comunicações ópticas de alta capacidade. Os demais projetos contratados não foram divulgados por conta de cláusulas que impedem a divulgação das linhas de pesquisa.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI – 10/04/2015 / PROTEC

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_