[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Dow desenvolve tecnologia para reciclagem de embalagem stand-up pouch

Postado por NEITEC em 07/Jul/2016


Dow Chemical desenvolveu uma tecnologia de reciclagem de embalagens do tipo stand-up pouch multicamada, muito utilizados para alimentos. A nova tecnologia, denominada RecycleReady, foi desenvolvida para um tipo de material multicamada, mas a Dow espera que este seja o primeiro passo no desenvolvimento de processos de reciclagem para outros tipos de embalagens do tipo stand-up pouch.

A tecnologia RecycleReady, utiliza um aditivo compatibilizante de resina, da linha Retain da Dow, que permite que o PE e o EVOH das multicamadas possam ser reprocessados em conjunto, criando um filme reciclado. As embalagens do tipo stand-up pouch multicamada, como as que utilizam PE e EVOH, não são recicladas atualmente pois a camada de barreira feita com EVOH entre as camadas de PE prejudicam o processo e causam furos no filme reciclado.

O polímero modificador Retain da Dow permite a reciclagem de filmes de PE e EVOH, quando misturado em proporções especificadas, sem comprometer o desempenho ou a estética. O reciclador não precisa se preocupar com a separação deste material, pois ele torna-se compatível com o fluxo de PE.  Assim, a Dow oferece uma solução para os transformadores que podem atender as reivindicações de sustentabilidade e aos recicladores, que podem processar este tipo de material sem fazer qualquer modificação no processo e equipamentos.

A proposta da Dow é que as empresas transformadoras, produtoras de embalagens do tipo stand-up pouches multicamada de PE e EVOH, já incluam o polímero modificador Retain no produto, que exibirá no rótulo “How2Recycle”. Esse rótulo vai sinalizar aos recicladores que a embalagem do tipo stand-up pouch multicamada pode ser reciclada juntamente com resíduos de PE.

Embalagens do tipo stand-up pouch contém diferentes tipos de resina e combinações e são valorizados por várias razões, como leveza, exposição diferenciada e menor utilização de matérias-primas em comparação com outros recipientes, por exemplo. Porém, o segmento de embalagens stand-up pouch tem enfrentado um problema: o destino destas embalagens após o uso. Por serem embalagens complexas, incluindo muitas vezes uma camada de metal ou de diferentes plásticos de difícil separação, as embalagens do tipo stand-up pouch acabam destinadas aos aterros. Dow espera mudar esta situação através da tecnologia RecycleReady. A empresa planeja desenvolver uma variedade de novos compatibilizantes para outros materiais, como PP, que podem melhorar o desempenho do stand-up pouch e permitir que as embalagens sejam recicladas.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_