[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Grupo Pão de Açúcar investe em embalagens de plástico reciclado

O programa de reaproveitamento de resíduos “Novo de Novo”, do grupo Pão de Açúcar, vai colocar no mercado um novo produto produzido de material reciclado: a embalagem do tira-manchas Qualitá, que a partir de agora, será produzido a partir da reciclagem de materiais obtidos nas estações de coleta instaladas nos supermercados e hipermercados da rede GPA (Extra e Pão de Açúcar).

 

As embalagens descartadas nessas estações de coleta serão doadas para cooperativas parceiras do programa. Depois de separado, o plástico é enviado para a recicladora Wisewood, que produz uma resina composta de 70% material reciclado, e 30% material virgem (resina de PE). A produção das embalagens então é feita em parceria com a Braskem, através da plataforma Wecycle, criada pela petroquímica para a valorização de resíduos plásticos na cadeia produtiva. Todo o ciclo é auditado pelo Wecycle.

 

Todo o volume de tira-manchas Qualitá vendido no Brasil – cerca de 10 mil unidades por mês – terá embalagens fabricadas com a resina reciclada.

 

O programa “Novo de Novo” já vinha obtendo sucesso na reinserção de papéis e embalagens longa vida no ciclo produtivo, a partir de parcerias com a Papirus e com a Tetra Pak.

 

No total, serão recicladas anualmente, apenas com a parceria entre GPA e Braskem, 60 toneladas de plástico.

 

Fonte: Maxiquim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_