[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]

Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

Reciclagem de PVC bate recorde no Reino Unido

O programa de desenvolvimento sustentável Recovinyl, no Reino Unido, conseguiu um importante número no ano passado, se tratando de reciclagem de PVC. A iniciativa foi responsável por reciclar 107.593 toneladas de resíduo de pós consumo de PVC, o que registrou o ano de 2015 como o ano com a maior quantidade de PVC reciclado da história do Reino Unido. O Recovinyl é uma iniciativa da indústria europeia do PVC e foi criada em 2003 como parte do programa “Vinyl 2010 Voluntary Commitment” para fazer avanços no desenvolvimento sustentável da indústria do PVC, melhorando os processos de produção com a diminuição das emissões, o desenvolvimento da tecnologia de reciclagem e o aumento do reaproveitamento dos resíduos.

O número reciclado pelo programa representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior no Reino Unido, e pela Europa um total de 508.154 toneladas de PVC foram reciclados através Recovinyl em 2015 em todos os seus 16 países membros europeus. A rede Recovinyl é atualmente composta por 163 empresas.

O principal produto reciclado de PVC e responsável por metade do volume dos resíduos são os perfis de PVC, enquanto que a outra metade do volume é composta por filmes de PVC rígidos e flexíveis e cabos.

O gerente de projeto da Axion Consulting, um dos responsáveis pelo Recovinyl no Reino Unido, comemorou os números, e salientou que a reciclagem de PVC vai continuar a crescer, pois é uma consequência dos constantes investimentos em infraestrutura de reciclagem em todo o país e o compromisso relevante do setor como um todo.

Novas iniciativas estão sendo iniciadas no Reino Unido, como a reciclagem de dispositivos médicos descartados e cartões de presentes feitos de PVC. O esquema de retorno desses dispositivos, por exemplo, já opera em sete hospitais em todo o Reino Unido e desde o início de 2014 já reciclou mais de 830kg de resíduos de PVC.

Fonte: MaxiQuim

COMENTÁRIOS

REDES SOCIAIS_